Logo Hospital Dom Orione
Javascript DHTML Drop Down Menu Powered by dhtml-menu-builder.com
NOTÍCIAS
Cuidados odontológicos contribuem para a recuperação de pacientes internados no Hospital Dom Orione




 



Por Rodrigo Martins

Os cuidados com a saúde bucal são fundamentais e podem inibir a proliferação de bactérias. Para pacientes internados, esses cuidados são ainda mais importantes, pois contribuem para a redução de infecções graves. No Hospital Dom Orione, o serviço de Odontologia Hospitalar acompanha de perto os pacientes que estão nas enfermarias e na UTI da unidade, visando uma intervenção preventiva.

O diretor técnico do Hospital Dom Orione, Dr. Arnaldo Alves Nunes, explica que a unidade é pioneira na implantação desse seguimento na saúde privada. “A odontologia Hospitalar vem para somar à equipe clínica hospitalar. O objetivo é complementar a equipe multiprofissional de saúde e proporcionar um atendimento mais completo ao paciente internado”, explicou o diretor. O serviço é oferecido para pacientes de todas as categorias: convênios, particular e SUS.

Conforme pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), ter um dentista atuando na UTI pode reduzir em até 56% as chances de desenvolvimento de infecções respiratórias. “A importância desse serviço está nas ações de prevenção e eliminação dos focos infecciosos e processos inflamatórios que contribuem para piora dos pacientes acamados”, explica a coordenadora do serviço de Odontologia Hospitalar e Buco-Maxilo do Hospital Dom Orione, Dra. Kássia Rubia de Freitas Borges.

A coordenadora explica ainda que a intervenção odontológica contribui diretamente na recuperação do paciente hospitalizado e da sua qualidade de vida. “Esses cuidados colaboram para uma redução significativa do tempo de internação, além de contribuir com a diminuição da indicação de nutrição parenteral e do gasto com antibióticos de alto custo e prescrição de outros medicamentos”, explicou.

O serviço de Odontologia Hospitalar é realizado por meio de parceria entre o Hospital Dom Orione e o Instituto Harmonia (IH Odonto). Os atendimentos são realizados por uma equipe de cirurgiões dentistas especializados e englobam desde a parte básica e preventiva da higiene oral, tratamento da xerostomia (boca seca), restaurações atraumáticas (ART), até procedimentos mais complexos, como biópsias e extrações dentárias.


 

Arquivo Mais Lidos




Tecnologia a serviço da vida!